Vaga Carne narra existência de um corpo feminino

Vaga Carne é um monólogo que tem uma voz como personagem principal e o corpo um feminino como cenário. Parece meio estranho né?! Mas é isso mesmo. O espetáculo será apresentado no Itaú Cultural de 22 a 24 de junho, com entrada grátis e interpretação em libras.

A voz, capaz de invadir qualquer matéria sólida, líquida ou gasosa, se apresenta em um palco vazio, e toma o corpo  da atriz, dramaturga e diretora Grace Passô – que  também é autora da peça. Ocupando o corpo de uma mulher, local nunca antes habitado, passa a narrar o que sente dentro daquele corpo enquanto sujeito, e como é vista por outros.  

Uma vez neste corpo, começa a questionar o corpo enquanto construção social e levanta questões de identidade, estereótipo, preconceito e como este corpo lida com o olhar do outro. 

Na verdade, isso tudo é um pretexto para falar dos nossos corpos, e como eles se relacionam e como se vêem
Grace Passô à Revista Cardamomo

Ao longo dessa experiência, essa voz vai entendendo a dimensão da existência e o que significa ser mulher na enquanto construção social. Mesmo não concluindo nenhum  de seus raciocínios, sonda diversos temas, como se fosse um delírio. O que de fato parece ser para quem assiste, Grace impressiona pela sua técnica corporal em cena, incorporando uma entidade que não consegue controlar, criando uma situação em que a fala não corresponde às ações do corpo.

Foto: Lucas Ávila

Grace Passô já recebeu o prêmio de Melhor Atriz do Brasil e o Prêmio Shell, mais importante prêmio do teatro, pela autoria de “Vaga carne” e “Por Elise”. Reconhecida por sempre tratar de questões como racismo, machismo e negritude, algumas de suas peças já foram traduzidas para mais de seis línguas, como “Por Elise” (2005), “Amores surdos” (2006), “Mata teu pai” (2007), “Vaga carne” (2016) e a mais recente, “Preto” (2018).

“Vaga Carne” já percorreu diversos palcos desde 2016, quando estreou, e apesar de manter o mesmo texto, cada apresentação é diferente a partir das reações da platéia. A voz-personagem neste espetáculo não apenas guia o espectador pela performance, ela também os provoca. 

O que? Espetáculo “Vaga Carne”
Quando? 22, 23 e 24/06 | Sexta-feira e sábado, 20h; e domingo, 19h.
Onde? Itaú Cultural | Avenida Paulista, 149.
Quanto? Gratuito. Distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo.
Saiba mais sobre esses e outros eventos.