Dia mundial da fotografia: 5 artistas para seguir no insta

A fotografia nos ajuda a contar histórias e registrar acontecimentos importantes que podem ser comprovados graças a esses registros. Ela também eterniza momentos que poderão ser relembrados milhares de vezes, teletransportando para o instante em que foi capturada. Além disso, a fotografia expressa uma visão única de mundo, mostrando subjetividades individuais que se mostram através das lentes e do que elas captam.

Você sabia que no dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia? A data é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, o pai das primeiras câmeras fotográficas. Nesse mesmo dia, em 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciava ao mundo essa nova invenção que permitiu a popularização das câmeras em quase todos os smartphones disponíveis no mercado 180 anos depois.

Vivemos na era da fotografia. Com a facilidade das câmeras integradas aos celulares, tudo pode ser facilmente eternizado na sua galeria salva na nuvem. Pratos de comida instagramáveis, pores e nasceres do Sol, shows, exposições, intervenções artísticas públicas (lambe-lambes, pixos, grafites etc.), momentos com amigos e familiares tomam conta das redes sociais hoje, e só puderam acontecer graças ao seu tataravô daguerreótipo.

A fotografia nos faz conhecer culturas diferentes e paisagens que nunca veríamos se não fossem registradas com um clique. Pensando nisso, separamos aqui algumas fotógrafas para você seguir no instagram.

Foto de Milena Paulina

Olhar de Paulina

A fotógrafa Milena Paulina utiliza o seu Instagram para registrar a nudez de corpos gordos. A fotografia, para ela, não é apenas uma forma de expressão, mas também uma maneira de lutar, a forma mais poderosa de protesto.

Foto de Juliana Colinas

Juliana Colinas

“Aqui só tem eu e o meu trabalho é só a minha forma de ver o mundo, de sentir as coisas, de tratar a auto estima de pessoas, de construir uma campanha para uma marca. Meu olhar e meu jeito de enxergar tudo. É simples. Sou só eu”. A descrição na página da fotógrafa carioca Juliana Colinas já deixa bem claro o que a artista quer com seu trabalho: expressar seu olhar sobre o mundo e compartilhar ele com todas nós. Vale a pena seguir, feed organizado que traz paz para o coração!

Foto de Lud Lower

Lud Lower

A fotógrafa Lud Lower criou o My Boy Toys, primeiro projeto sensual de nu masculino voltado ao público feminino. “Ao fotografar alguém eu busco o melhor da pessoa, os pequenos detalhes, do brilho do olho ao sorriso tímido, do balanço do cabelo à gargalhada”, explica na descrição de seu site. A fotógrafa faz ensaios masculinos e femininos, mas indicamos aqui seguir projeto de nu masculino porque é raro ver esse tipo de trabalho com homens, né?

Foto de Katrianne Vieira

Katrianne Vieira

A fotógrafa paulistana tem no seu Instagram fotos incríveis da cidade de São Paulo e de outros lugares que visita. Apaixonada por eternizar instantes, o perfil da fotógrafa é ótimo para quem gosta de fotos de arquitetura e de paisagens!

Foto de Ana Caroline de Lima

Ana Caroline de Lima

Ana é jornalista, pós-graduada em antropologia e fotógrafa documental. Para ela, imersão cultural é indispensável na produção de registros documentais, motivo que a levou a viver e fotografar povos como os Rajasthani na Índia, Quechua no Euqador e Peru, Black H’Mong no Vietnã, além de comunidades indígenas e campesinas no Brasil. Ana é membro do projeto Women Photograph, que reúne fotógrafas do mundo inteiro.

(Foto de capa: Milena Paulina)