#GMFIndica – Guia cultural de 6 a 12/9

#GMFIndica de hoje resolveu sextar e trazer as programações mais legais do final de semana para você! Dá uma olhadinha no que o seu guia cultural preferido de SP separou:

7/9
A Dominação Batalha

A batalha de rimas acontece semanalmente na estação São Bento do metrô de São Paulo como uma forma de potencializar a voz de mulheres, das mais diversas regiões da capital e seus arredores. Criando um espaço seguro e fazendo com que sejam protagonistas de sua própria história, tendo a rima e a poesia como principais ferramentas de expressão.

Quando? 7/9. Sábado, 14h
Onde? Sesc Itaquera | Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera
Quanto? Grátis

Maracatu Baque Mulher

Grupo de Maracatu formado por mulheres promove um espaço de encontro, troca e aprendizado da cultura do Maracatu de Baque Virado.
Objetivo do grupo é fortalecer e disseminar o trabalho do Baque Mulher na cidade de São Paulo, promovendo esse espaço de encontro, troca e aprendizado da cultura do Maracatu de Baque Virado.

Quando? 7/9. Sábado, 10h e 13h
Onde? Sesc Ipiranga | Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga
Quanto? Grátis

Sambadas

Sete mulheres: cavaco,violão, pandeiro,tamborim,surdo, atabaque, chocalhos, clarinete e vozes que compõem uma roda de samba só de mulheres.

Quando? 7/9. Sábado, 19h
Onde? Imburanas Bar | Cardeal Arcoverde, 2929
Quanto? Grátis

Foto da Nega Duda
Nega Duda apresenta sua roda de samba no Dia da Independência
Samba de roda Nega Duda

Nega Duda participa de um evento especial no Museu do Ipiranga, levando sua voz potente ao público no Dia da Independência.

Quando? 7/9. Sábado, 13h
Onde? Museu do Ipiranga
Quanto? Grátis

8/9
Cabocla Mulher

Buscando trazer a vivência da mulher cabocla, Emerson Munduruku traz suas experiências em comunidades ribeirinhas do Maranhão para o palco em um formato performático.

A protagonista, Uýra, uma personificação da Mata, representa o dia-a-dia dessas mulheres e remete aos seus festejos, cultura e história.

Quando? 8/9. Domingo, 14h e 15h
Onde? Sesc Itaquera | Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera – São Paulo
Quanto? Gratuito

Samba Negras em Marcha

Tendo a ancestralidade, história e cultura como pilares da apresentação, as sambistas entoam canções próprias, com ritmos naturalmente brasileiros.

Nas composições, liberdade, resistência e luta. Com harmonia e melodia, o protagonismo é marcado pela mulher dentro desse estilo musical clássico.

Quando? 8/9. Domingo, 15h30
Onde? Sesc Itaquera | Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera – São Paulo
Quanto? Gratuito

III Mulheres na Travessa

O evento tem como objetivo unir mulheres em luta dentro de um espaço de resistência contra a opressão.

Com mesa comunitária, para a qual cada convidada leva um prato, mesa de publicações autorais e exposição de fotos, o Mulheres na Travessa reforça o combate à misoginia e celebra a existência.

Quando? 8/9. Domingo, 13h
Onde? Travessa Roque Adóglio, S/N, Vila Anglo Brasileira – São Paulo
Quanto? Financiamento coletivo

Foto do grupo Clarianas
Clarianas | Foto: Divulgação
10/9
Arqueologia viva do Corpo Mítico

O curso oferece orientação sobre a criatividade e seus processos, instalações, gestos e construção de poesia, enquanto inseridos em uma perspectiva política e histórica.

Ana Musidora, performer e artista, produz junto a instituições públicas e centros culturais. Participou de intervenções, como o “8M Na Quebrada” e é co-fundadora da Nave Gris Cia Cênica.

Quando? 10/9 a 8/10. Terças, 19h
Onde? Sesc Pinheiros | Rua Paes Leme, 195, Pinheiros – São Paulo
Quanto? Gratuito

Clarianas

O grupo de cantoras urbanas, que performa sob a história e ancestralidade da mulher, passa por cânticos indígenas, sambas de roda, maracatus, xotes e rezas.

Com composições autorais, somadas a tambores africanos, carregam um canto que se manifesta como protagonismo feminino na música e nas origens do Brasil.

Quando? 10/9. Terça-feira, 20h
Onde? Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Quanto? Gratuito

12/9
Clarice Falcão lança “Tem Conserto”

A cantora brasileira lança seu terceiro álbum, “Tem Conserto”, na casa Natura Musical. Produzido por outros músicos atuais brasileiros, como Alice Caymmi, Mahmundi e Silva, as nove faixas inéditas falam sobre uma Clarice que explora questões profundas sobre si mesma.

A narrativa fala sobre ansiedade e depressão que a acompanham desde a adolescência. Como uma união ao primeiro álbum, “Monomania” (2013), a história contada sobre uma pessoa só retorna, repaginada.

Quando? 12/9. Quinta-feira, 21h30
Onde? Casa Natural Musical | Rua Artur de Azevedo, 2134 – Pinheiros
Quanto? R$25 a R$120. Ingressos: http://bit.ly/2lIMhSA

Rosa apesar de tudo: a vida de Rosa Luxemburgo

Trazendo o contexto da Primeira Guerra Mundial, a peça fala sobre o que Rosa Luxemburgo representou e ainda representa, como uma das grandes filósofas de sua época.

Sua trajetória, aplicada à peça, debate e traz para reflexão nossa capacidade de aprender com a história.

Quando? 12/9. Quinta-feira, 20h
Onde? Centro Cultural Olido | Avenida São João, 473, Centro – São Paulo
Quanto? Gratuito

(Imagem: Uyrá Sodoma – Performer de Cabocla Mulher)